Pular para o conteúdo
Início » Blog » Alimentos Naturais para o Coração

Alimentos Naturais para o Coração

Livro alimentos Naturais para o Coração

Alimentos Naturais para o Coração é a forma mais eficaz de prevenir doenças cardiovasculares que em muito das vezes são mortais.

Muitas pessoas ouvem falar dos cuidados que devem ter com a saúde, mas nem todo mundo leva em consideração os conselhos dos profissionais da saúde sobre como manter o corpo saudável através das atividades físicas e das dietas balanceadas. No entanto, repetimos aqui o quão é importante se alimentar de modo consciente para melhorar o seu organismo de forma geral, sobretudo inserir em sua rotina diária alimentos Naturais para o coração.  

Os perigos da má alimentação – Alimentos Naturais para o Coração

 Alimentos Naturais para o Coração - gorduras saturadas

O pouco tempo da atualidade mexe em dois fatores negativamente em nossas vidas: o estresse e a falta de tempo para adequarmos a um modo de vida saudável com exercícios e dieta. No entanto, se bem pensarmos como essa pressa nos leva à má alimentação e a possíveis doenças mortais, aceitaríamos fazer uma dieta para o coração, que seja nutritiva e que beneficiaria todo o nosso corpo.

Em uma dieta para o coração, você deve considerar os efeitos positivos que os Alimentos Naturais para o Coração podem lhe fornecer. Portanto, saiba que o coração é um eficiente músculo que nunca para de trabalhar mesmo quando você está dormindo. Assim, ele bombeia sangue por todas as artérias e o sangue, por sua vez, distribui os nutrientes e oxigênio para todas as células e tecidos do corpo.

Os efeitos de uma dieta rica em calorias, gorduras saturadas e trans e que faz o seu colesterol LDL aumentar, possivelmente o levará a um conjunto de sintomas adversos para o seu coração. De modo geral, quando os níveis do colesterol total e do LDL estão aumentados e ocorre uma redução dos níveis do HDL associados a níveis elevados de triglicérides, então temos um “cenário desenhado” para acentuar prejuízos ao Sistema Cardiovascular. Como resultado, doenças coronárias e entupimentos de outros vasos sanguíneos surgem através de placas de gorduras que se formam no interior desses vasos em uma condição chamada de aterosclerose.

Como saber que tipos de Alimentos Naturais para o Coração serão ideais em sua dieta?

Aterosclerose - Alimentos Naturais para o Coração

A escolha de uma dieta para o coração, com inclusão de alimentos indispensáveis que ajudarão a limpar o seu organismo dos radicais livres e outros tóxicos é mais inteligente do que passar o resto da vida sobre o controle de medicamentos. Portanto, evitar dietas que podem levar à morte muitas das vezes silenciosa, e por outro lado, adotar uma dieta para o coração não é difícil; basta você querer.

À medida que o colesterol (placa) se acumula nas artérias, elas começam a se estreitar, o que diminui ou bloqueia o fluxo de sangue. Portanto, evitar dietas que podem levar à morte muitas das vezes silenciosa, e por outro lado, adotar uma dieta para o coração não é difícil; basta você querer.

Como antes mencionado, evite alimentos ricos em gorduras saturadas e trans. Procure eliminar alimentos que aumentam o seu colesterol total e LDL, além de proporcionarem aumentos nos triglicérides. Ainda importante, mantenha-se longe do excesso de açúcar, sódio, álcool e elimine o fumo.

A dieta para o coração pode ser incluída em qualquer momento da refeição que você faça durante todo o dia, e com ela você será capaz de se prevenir de muitas doenças como diabetes, hipertensão, controle do colesterol e triglicérides, acidente vascular cerebral (derrame), trombose resultante da aterosclerose, etc.

Veja no vídeo abaixo como ocorre o processo de entupimento das artérias quando você não faz uma dieta ideal para o seu coração:

Aterosclerose – processo de formação

Alimentos Naturais para o CoraçãoO que evitar em sua dieta

Gorduras trans e saturadas

Nós sabemos que muitos alimentos processados são enriquecidos com conservantes, açúcares e sódio. Além do mais, muitos deles são poucos nutritivos, mas ricos em gorduras ruins como a trans e saturada.

Esses alimentos tóxicos para o seu organismo incrivelmente são aqueles mais fáceis de serem encontrados nas prateleiras dos supermercados. Soma-se ao fato, de quando não estão prontos, são aparentemente os mais fáceis no preparo.

Uma lista enorme desses alimentos prejudiciais ao seu coração encheria essas páginas, mas vamos expor alguns aqui:

Os biscoitos recheado, práticos e muito utilizados como petisco ou lanche são ricos em gorduras trans e saturadas. Na lista também se insere produtos das padarias e confeitaria como massas industrializadas para bolos e tortas, alguns alimentos congelados como pizzas e batatas, manteigas, margarinas sólidas e cremes vegetais, frituras em gorduras hidrogenadas. Além disso, compõe a lista alimentos embalados como bolos e salgadinhos, pipoca de micro-ondas, sorvetes, patês, miojos etc. e que devem ficar fora da sua dieta quando se está procurado Alimentos Naturais para o Coração.

Sódio

Outro ingrediente que comumente compõe uma dieta prejudicial para o seu coração é o sódio. Não é em vão a preocupação, pois no Brasil o consumo de sal (cloreto de sódio) é em média de 12 g por pessoa ao dia. Entretanto, a ingestão recomendada de sódio é de 2 g/dia ou 5 g/dia para o cloreto de sódio.

Além das gorduras saturadas e trans, alguns alimentos são ricos em sódio. Dentre muitos podemos citar: queijos como cheddar cremoso e parmesão; fast-food como batatas fritas, hambúrguer, pizzas, cachorros quentes; salgadinhos empacotados como amendoins e aqueles à base de cereais; biscoitos empacotados; vegetais enlatados como milho, ervilha, picles, azeitonas; carnes processadas como salsicha, linguiças, mortadelas, bacon; temperos processados e embalados ou em barras; sardinhas enlatadas ou peixes salgados como o bacalhau comercializado em alguns lugares.

Se não fosse suficiente essa lista para uma dieta rica em sódio, até mesmo alguns alimentos aparentemente doces, contêm sódio, como é o caso de bolos, biscoitos e a gelatina. Outro alimento ou mineral, como queira considerar, que contém sódio são algumas marcas de águas minerais comercializadas. Infelizmente muitos dos alimentos comercializados contêm muito sódio e devem também ficarem fora da sua dieta para o coração.

O Açúcar

Com gorduras ruins e sódio (sal de cozinha) presentes em muitos alimentos que podem prejudicar a saúde do seu coração, há ainda um terceiro vilão do seu coração e do seu corpo como um todo: o açúcar.

Quando o organismo não consegue mais utilizar o açúcar, a pessoa desenvolve o diabetes resultante do aumento dos níveis de glicose no sangue. Esse quadro clínico associado com outros fatores, como o colesterol, pode favorecer o surgimento de placas gordurosas que obstruirão os vasos sanguíneos. Essa situação é muito perigosa porque geralmente as pessoas que desenvolvem o diabetes tipo 2 estão com sobrepeso e embora elas produzam insulina, os seus receptores tornam-se  insensíveis à insulina.

Além disso, o doce açúcar pode causar a neuropatia diabética periférica, fazendo a pessoa perder a sensibilidade dos membros inferiores devido danos a longo prazo aos nervos. Em outras palavras, se o diabético se machucar, ele nem sentirá.

Mas mais triste é a gangrena que surge nos pés das pessoas diabéticas. Isso ocorre quando o açúcar se acumula no sangue. Como resultado, infelizmente, muitos pacientes nessa situação têm que passarem pela amputação dos membros inferiores.

O açúcar em excesso não afetará apenas o seu coração, mas sim todo o seu corpo. Alguns alimentos que são ricos em carboidratos simples favorecem uma fonte imediata de açúcar e são considerados os alimentos mais doces. Portanto diminua o consumo de açúcar se você deseja fazer uma dieta para o coração.

Dieta saudável com Alimentos Naturais para o Coração

Se por um lado existem alimentos e os seus excessos são mortais para o seu coração, por outro lado há alimentos que quando consumidos em certa quantidade são verdadeiros remédios para esse órgão nobre.

Na dieta para o coração você pode considerar uma lista de alimentos fáceis de obter e preparar. Além do mais, nem todos os alimentos que fazem bem para o coração são tão caros.

Gorduras boas na dieta para o coração

Diferente do que muitos imaginam, as gorduras são necessárias em nossa dieta. Elas desempenham funções na formação dos hormônios, estrutura e proteção das células, absorção de vitaminas. Além disso, as gorduras funcionam como isolante térmico e nos protege do frio.

Para adquirir uma dieta para o coração saudável você pode consumir alimentos ricos em ômega 3, 6 e 9. Dentre esses alimentos podemos citar alguns peixes de águas frias ou profundas como sardinha, atum, salmão, cavala, arenque, truta.

Entre os vegetais, sementes e legumes, podemos citar alimentos ricos em gorduras monoinsaturadas, como óleos vegetais, azeite de oliva, óleo de canola, óleo de amendoim, vários tipos de nozes e abacate que também são fontes de gorduras boas para uma dieta para o coração saudável.

Alimentos Naturais para o Coração - uvas e mirtilos
Alimentos saudáveis

Fazer uma dieta balanceada não envolve apenas o consumo de alimentos saudáveis para o seu coração, mas deve-se levar em conta que a quantidade deva ser equilibrada. Alguns profissionais de nutrição definem como certo uma quantidade de cinco refeições por dia. Logo, entre os intervalos das principais refeições, você pode consumir frutas e cereais integrais dentre outros.

Os legumes e verduras que fazem bem para o seu coração geralmente são ricos em antioxidantes que combatem os radicais livres, que são prejudiciais para a sua saúde. Entre muitos legumes e verduras saudáveis podemos citar o alface, couve-flor, bok choy (repolho chinês), reponho verde, rúcula, cebola, espargos, chuchu, acelga, beterraba, alcachofra, rabanete, cenouras, tomate, pimenta, agrião, alho, etc. Esses alimentos, em sua maioria, não contêm muitas calorias e são nutritivos. Soma-se ainda que eles sejam fáceis de preparar. Veja abaixo a lista de alguns vegetais e legumes com as suas calorias e que fazem bem em uma dieta para o coração.

Alimentos Naturais para o Coração e suas calorias

O que comer pela manhã?

Se você já ouviu aquele provérbio, que diz: “Tome o café da manhã como um rei, almoce como um príncipe, jante como um mendigo, provavelmente deve ter entendido a importância de ter um excelente café pela manhã.

Portanto, considere caso deseja consumir carboidratos, inserir Alimentos Naturais para o coração, tais como pão integral ou alimentos produzidos com o trigo sarraceno, tais como panquecas, pães, cereais. Pois pesquisas feitas na Índia mostram que o trigo sarraceno pode regular o açúcar no sangue, além de ajudar o organismo a ter resistência ao diabetes e ainda reduzir o colesterol. Pela manhã insira em sua dieta de frutas como laranja, uvas, manga, maçãs, morangos, mirtilos; essas frutas são ricas em antioxidantes, que atuam ao impedir quadros clínicos como a aterosclerose, que obstrui as artérias e pode provocar consequências graves ao organismo. No entanto, se você optar por tomar o suco dessas frutas, tome o natural e evite adoçar com açúcar refinado

Frutas como Alimentos Naturais para o Coração

Alimentos Naturais para o Coração - abacate

O abacate e o mamão podem e devem fazer parte da sua dieta como Alimentos Naturais para o Coração, pois ambas possuem vitamina C e apresentam outras propriedades capazes de impedir a ação dos radicais livres. Por exemplo, o abacate auxilia na formação de uma substância denominada glutationa. Por sua vez, essa substância atua no metabolismo, na defesa celular e síntese de proteínas, pois é um poderoso antioxidante.

Frutas como ameixas, Kiwi, amora e o abacate (mais uma vez) são fontes da vitamina K. Essa vitamina atua na ativação de proteínas responsáveis pela coagulação sanguínea e tem relação com os níveis do cálcio no organismo. Em outras palavras, a vitamina K atua no controle de deposição do cálcio nos ossos e evita que esse cálcio se deposite nos vasos sanguíneos, impedindo a formação de placas que impedem o fluxo sanguíneo.

Alimentos como a batata-doce, banana, melão e damasco são fontes de Potássio, que atua no controle da contração do músculo esquelético, frequência do coração, condução dos impulsos nervosos e produção de energia. Portanto, esses alimentos podem fazer parte do seu café da manhã em uma dieta para o coração. Outro alimento nutritivo e saudável que pode fazer da sua dieta matutina e boa para o coração é a aveia. Esse alimento ajuda a perder peso; por ser rica em fibras uma xícara de farinha de aveia ou farelo de aveia tem apenas 110 calorias. Além desses benefícios, a aveia atua diminuindo os níveis do colesterol ruim.

Quais são os Alimentos Naturais para o Coração durante o almoço?

Salmão - Alimentos Naturais para o Coração

Quando pensamos em almoço, boa parte das pessoas pensa em pratos como massas, carnes variadas ou saladas exóticas. No entanto, muitos brasileiros têm o velho hábito do feijão e arroz, que é um prato que sacia e não engorda. Mas lembre-se de manter a moderação no consumo.

Além desses dois, você pode inserir, em sua dieta para o coração, durante o almoço peixes como a sardinha e o salmão, que são ricos em ômega 3.  Dentre outros, podem em suas saladas feitas com tomates, couves, grão-de-bico e alfaces, acrescentarem o azeite de oliva.

As verduras que farão parte da sua dieta para o coração podem ser escolhidas entre as da lista acima ou outras que fazem bem ao seu coração. Entretanto, tenha em mente que não importa apenas a qualidade da dieta, mas também a quantidade; em outras palavras, seja moderado. Veja abaixo a lista de alimentos básicos que podem compor a suas refeições, alguns já foram citados e outros não.

Saúde do coração - Alimentos Naturais para o Coração

Quais são os Alimentos Naturais para o Coração durante o jantar?

Para uma dieta para o coração saudável você deve considerar a frase acima. Portanto, no jantar você não precisa comer muito. Então pense em algo como uma pequena porção de sopa de legumes, saladas variadas, peixes, frutas, ovos cozidos, frango grelhado.

A sua refeição feita à noite deve ser sempre menor quando comparada com a do meio dia. Desse modo, não exagere em nenhuma porção.

Líquidos como Alimentos Naturais para o Coração durante o almoço?

Um dos principais líquidos que você deve consumir para o bem do seu corpo como um todo é a água filtrada.

Vinho flavonoides - Alimentos Naturais para o Coração

Geralmente se recomenda o consumo de pelo menos 2 a 2,5 litros de água para uma pessoa adulta. Contudo, vários fatores como tipo dieta, consumo de bebidas alcoólicas, atividade física e temperatura podem influenciar no consumo para mais ou para menos. Portanto, a água de modo geral hidrata o corpo, aumenta o transporte de nutrientes, ajuda a eliminar os resíduos tóxicos e, além do mais, evita a sobrecarga de sódio nos rins.

Outro líquido muito bom para a dieta do coração, quando tomado com moderação, é o vinho. Ele é apontado como um bom item a ser consumido para melhorar as condições cardíacas, pois flavonoides denominados catequinas e resveratrol apresentam forte ação antioxidante. O resveratrol, por exemplo, é um polifenol presente nas sementes e casca da uva, portanto no vinho tinto.

Diversos estudos demonstraram que o resveratrol tem efeitos protetores sobre os processos biológicos, muitos dos quais são importantes no câncer ou doenças cardiovasculares, apoiando a ideia de que este produto químico dietético pode ser um agente quimioprotetor útil.

Além do mais, o resveratrol atua eliminado os radicais livres e por isso pode ter efeito rejuvenescedor para a pele e corpo em geral.

Temperos como Alimentos Naturais para o Coração

Alimentos Naturais para o Coração - pimenta do reino - cumim - açafrão - louro
Temperos saudáveis para o coração

Para obter uma saúde estável você deve ficar atenta (o) com os tipos de temperos que utiliza para preparar os seus alimentos. Então considere eliminar da sua dieta para o coração temperos processados e ricos em sódio.

Por exemplo, o alho faz muito bem para o corpo; pode reduzir a pressão arterial, reduzir o colesterol, regular os triglicérides. A cebola, assim como o alho, também atua em defesa do seu coração, agindo no controle do colesterol e da pressão arterial. Além do mais, a cebola roxa possui antocianinas, que atuam como antioxidantes.

Cebolas e alhos possuem prebióticos assim como a lactose, xilitol, inulina e fruto-oligossacarídeos, que além de exercere funções benéficas ao sistema digestório, atuam também na diminuição do nível de colesterol e triglicerídeos; controle da pressão arterial, redução do risco de obesidade e diabetes insulino-dependente e redução da intolerância à lactose.

Alimentos Naturais para o Coração

Um tipo de planta que pode substituí o sal em sua dieta para o coração são as Salicórnias, que são ricas em vitaminas A e C, cálcio, ferro, iodo, magnésio, sódio e aminoácidos; baixa em calorias e gorduras, não contém colesterol, e ainda adiciona fibras à dieta. Além disso, as suas sementes produzem alta qualidade de óleo comestível, que é altamente poli-insaturado e semelhante ao óleo de cártamo em composição dos ácidos graxos.

Outros temperos que podem incrementar gosto ao seu paladar e saúde para o seu coração são cúrcuma ou açafrão-da-terra, salsinha, pimenta do reino, coentro, cebolinha. Todos esses alimentos atuam como antioxidantes e atuam muito bem na dieta para o coração.

Conclusão sobre Alimentos Naturais para o Coração

Houve um esforço para inserir as informações mais básicas aqui. No entanto, como a Ciência avança com novas descobertas, é sempre bom está informado e atualizado sobres os benefícios ou malefícios dos alimentos. Um exemplo são alguns estudos que indicam outras ações dos os ácidos graxos poli-insaturados, como ômega-6, no organismo.

A dieta para o coração não pode ser entendida como algo passageiro, da  moda, mas sim uma disciplina e cuidado que você deve manter constantemente ao longo da vida. Portanto, cuidado com o que você come ou bebe e procure associar a sua vida à prática dos exercícios físicos diários.

Dica de Leitura

Se você deseja saber quais outros alimentos são ideais para o seu Sistema Cardiovascular, lhe recomendamos a leitura do livro Alimentos Naturais para o Coração. Portanto, nesse guia você aprenderá sobre os alimentos que são ricos em gorduras e fenólicos essenciais para o seu coração e muito mais.

Para obter o livro em formato digital Alimentos para o coração, acesse o link AQUI ou sobre a imagem abaixo.

Livro alimentos Naturais para o Coração
E-book Alimentos Naturais para o Coração: Excelente para quem quer ter um Coração saudável

Veja esse vídeo de quão é importante manter uma dieta saudável para o coração

1 comentário em “Alimentos Naturais para o Coração”

  1. Pingback: Alimentos Naturais para o Coração...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.